Semifrio de café com requeijão e mascarpone


  Esta receita foi tirada de um livro que comprei no lidl e que só tem receitas de café... adorámos... é simplesmente divinal.

O livro é este;


A receita;
Usar uma forma de 26cm de diâmetro

3 ovos
1 pitada de sal
90gr de açúcar
30gr de amido de milho
60gr de farinha (usei com fermento)
3 c. sopa de café expresso em pó solúvel 
7 c. sopa de licor de café
125ml de natas
250gr de requeijão magro (ricota)
60gr de açúcar em pó
500gr de queijo mascarpone
Cacau em pó para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Forre com papel vegetal a base de uma forma de mola.
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo, juntamente com sal e 30gr de açúcar. Bata as gemas com o restante açúcar e 3 colheres de sopa de água morna, formando uma massa espessa e clara. Envolva um terço das claras em castelo com a massa dos ovos. Acrescente as restantes claras em castelo. Misture o amido de milho e a farinha, peneire e envolva tudo cuidadosamente com uma vara de arames.
Coloque a massa na forma de mola, alise-a e leve ao forno durante cerca de 25-30 minutos. Deixe Arrefecer o bolo esponja na forma, sobre uma grelha para bolos.
Misture o café expresso em pó com 100ml de água quente e 2 c. sopa de licor de café e depois deixe arrefecer. Desenforme o bolo esponja da forma, espete várias vezes com um palito e embeba com a mistura de café expresso.
Bata bem as natas até estas ficarem firmes. Bata o requeijão, o açúcar em pó e o mascarpone com o restante licor e misture as natas. Espalhe o creme sobre a base com a forma de uma cúpula, cobrindo também a margem. Coloque no frigorífico durante um período mínimo de 6 horas. Antes de servir, polvilhe com cacau em pó.




Mensagens populares