FACEBOOK

Bolo de abóbora ou "bolo mimoso"

Este é o bolo que fiz para o meu aniversário de casamento. Fiz ontem dia 28, sábado, 22 anos de casada. A receita tirei do fórum Receitas da Amizade, colocada pela Adelaide do Blog Colheres e Agulhas.


Para a base da massa quebrada: (usei 1 base de compra)

150 grs de farinha,
100 grs de manteiga,
50 grs de açúcar,
uma pitada de sal
150 grs de farinha,
100 grs de manteiga,
50 grs de açúcar,
uma pitada de sal

Para a massa do bolo:
250 grs de abóbora,
6 ovos,
180 grs de açúcar,
1 pitada de sal,
1 colher de chá de canela,
raspa de 1 laranja,
raspa de 1 limão,
50 grs de farinha,
250 grs de amêndoas peladas e raladas,
100 grs de doce de laranja

Para a calda:
Sumo de 1 laranja e 1/2 limão
40 grs de açúcar e 2 cl de licor de laranja

Necessita mais de:
1 forma de mola com fundo móvel com 26 cm de diâmetro,
120 grs de doce de laranja,
80 grs de lascas de amêndoas torradas
açúcar em pó para polvilhar

Comece por fazer a massa quebrada, peneire a farinha sobre a mesa, faça uma cova no meio e adicione a manteiga partida aos bocados, o açúcar e o sal e misture com até ter uma massa homogénea (se for preciso junte um pouco de agua). Envolva-a numa folha de papel transparente e deixe-a a repousar no frigorifico durante cerca de 1 hora, o mínimo.

De seguida tenda a massa com um rolo de modo a obter uma espécie de placa redonda com 26 cm de diâmetro. Coloque-a num tabuleiro, pique-a com um garfo e leve-a a cozer em forno a 180°, até ficar com um aspecto ligeiramente tostado. Para tal, a massa terá de estar no forno entre 8 a 10 minutos.


Para a massa do bolo, ferva a abóbora em água com uma pitada de sal, até a abobora ficar amolecida. Retire-a do lume e parta-a aos bocadinhos pequenos. Bata as gemas com o açúcar, sal e canela.

Depois de obter um creme fofo adicione as raspas dos dois citrinos. Misture a farinha com as amêndoas e o doce de laranja. Bata as claras em castelo e, lentamente vá juntando o açúcar. Batendo com movimentos de baixo para cima, adicione as claras em castelo à massa das gemas,

junte os pedaços de abóbora e, por último, continuando sempre a bater, adicione a mistura da farinha com as amêndoas. Unte a forma com margarina e polvilhe com farinha. Deite o preparado na forma e alise a superfície. Leve-o a cozer em forno previamente aquecido a 200° durante 25 a 30 minutos, até obter um tom dourado. Deixe arrefecer o bolo dentro da forma durante cerca de 10 minutos. Desenforme-o logo de seguida sobre uma rede de cozinha. Barre a base da massa com doce de laranja e, por cima coloque o bolo de abóbora. Para humedecer o bolo , ferva, num tacho, o sumo de laranja e o sumo de limão com o açúcar durante 2 a 3 minutos. Retire o preparado do lume, deixe arrefecer, adicione o licor de laranja e, com um pincel, barre uniformemente o bolo. Por último, barre o bolo inteiro com o resto do doce de laranja e cubra-o com as lascas de amêndoa e o açúcar em pó.