FACEBOOK

Doce de abóbora com amêndoas

Já a pensar nas festas de final de ano, fiz este doce de abóbora. Estou a planear fazer alguns cabazes familiares e inclui-los na oferta. Penso que as pessoas a quem se destinam não ficarão desiludidas, que acham?


Fiz assim:
800gr de abóbora já cozida a vapor
500gr de açúcar amarelo
Raspa e sumo de 1 laranja
2 paus de canela
100gr de amêndoa moída
100gr de amêndoa laminada

Depois da abóbora limpa e cozida a vapor, colocá-la numa panela juntamente com os restantes  ingredientes (menos a amêndoa) e deixar a repousar cerca de 2 horas.


Passado esse tempo, triturar tudo e colocar ao lume. Deixar apurar até fazer ponto de estrada.  
Juntar a amêndoa moída e deixar ferver mais uns instantes. Acrescentar a amêndoa laminada, deixar levantar fervura e desligar o fogo.
Entretanto esterilize os frascos onde vai depositar o doce. Coloque-os em água fria, juntamente com as tampas e deixe ferver uns minutos. Retire-os cuidadosamente da água quente e deite-lhes o doce, fechando-os de imediato. Deposite-os novamente na água onde ferveram anteriormente, somente até meia altura e deixe ferver, tapados, mais uns 5 minutos. Retire-os e vire-os com a tampa para baixo deixando arrefecer por completo. Desta forma ficam fechados a vácuo e conservam-se durante muitos meses sem se deteriorarem.