FACEBOOK

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Tarte de Maçã da Raposa

Esta tarte faz parte da minha lista de receitas há imenso tempo... já a fiz algumas vezes mas nunca tinha tirado foto desta delicia.
Para me redimir desta imensa gafe aqui ficam as fotos mais a respectiva receita.

Photobucket

Ingredientes:(para a massa quebrada)
220 gr de farinha
110 gr de manteiga
50 gr de açúcar em pó
1 gema de ovo
1 pitada de sal

(para a cobertura royale)
+/- 1 Kg de maçãs rainetas
2 colheres de sopa de sumo de limão
raspa de 1 limão
100 gr de açúcar
3 ovos
1,25 dl de natas

Prepare a massa quebrada da seguinte forma: peneire a farinha, deite-a em monte sobre a mesa e faça uma cova no meio. junte a manteiga, o açúcar, o ovo e o sal. Misture os ingredientes com a ajuda de uma espátula de metal e quando estes formarem um granulado grosso está pronto para ser amassado com as mãos. Amasse rápidamente até obter uma massa lisa, forme uma bola e envolva com folha de alúminio ou pelicula aderente e deixe repousar no frigorífico durante 1 hora. Depois disto estenda a massa com o rolo e forre a forma da tarte. Pique a massa com um garfo e reserve.

Recheio: Prepare as maçãs aos quartos, fazendo vários cortes na parte de fora, sem nunca levar o corte até ao fim. Coloque os pedaços de maçã na tarteira.
De seguida prepare a cobertura royale, misturando todos os ingredientes, e regue as maçãs com este preparado.
Leve a tarte ao forno previamente aquecido a 190º C durante +/- 30 minutos.
Após estar cozida deixe a tarte arrefecer, e quando estiver morna polvilhe com açúcar em pó...

Photobucket

Dica da raposa:
Pode fazer esta tarte com uma base de massa quebrada ou folhada de compra. Desta forma obtem uma tarte muito rápida e fácil de fazer e o resultado é sempre maravilhoso.
Esta cobertura royale serve para dar asas à imaginação e fazer outras tartes deste género... Experimente, por exemplo, fazer uma tarte de pêra!!