Biscoitos de café e chocolate

Hoje apeteceu-me meter a mão na massa lol
Tenho um livro só com receitas de café que comprei há uns meses no LIDL e foi lá que encontrei esta receita. Confesso que a massa é um pouco difícil de moldar, se quiserem experimentá-la aconselho a, colocar a massa, no congelador uns minutos, antes de cortar os biscoitos pois caso contrário tem tendência a ficar um pouco mole e difícil de cortar.
De sabor foram aprovados, não fosse eu uma grande apreciadora de café :)


Aqui fica a receita: "Rendeu-me 50 unidades"
300gr de farinha
1 c. chá de fermento em pó
150gr de açúcar em pó
1 pacote de açúcar baunilhado "ou 1 pitada de baunilha em pó"
Raspa da casca de 1 limão
1 pitada de sal
1 ovo
175gr de manteiga gelada (não derreta a manteiga)
2 c. chá de café em pó solúvel
2 c. chá de cacau em pó (usei chocolate em pó)
1 c. sopa de leite


  1. Misture a farinha com o fermento e o açúcar em pó e peneire para uma taça. Acrescente o açúcar baunilhado (ou baunilha em pó), a raspa de limão, o sal e o ovo. Incorpore a manteiga em flocos e amasse tudo rapidamente. (não convém ter a massa muito em contato com a mãos para não amolecer demasiado, devido à temperatura da pele).
  2. Divida a massa a meio. Dissolva o café em pó e o cacau (ou chocolate) no leite e misture com uma das metades da massa. Embrulhe as duas metades da massa em película aderente e coloque-as no frigorífico durante 1 hora.
  3. Estenda ambas as massas formando uma placa. Coloque uma placa de massa sobre a outra, pressione-as e comece a enrolar até formar um rolo. (é nesta fase, antes de cortar as bolachas, que aconselho a colocar no congelador uns minutos, acho que assim ficará mais fácil de cortar. Na receita pede para colocar no frigorífico mas mesmo com esta medida não achei suficiente.)
  4. Pré-aqueça o forno a 175ºC (155ºC para quem tem forno com ventilação) e coloque papel vegetal nos tabuleiros. Corte a massa em, mais ou menos, rodelas de 5 mm de espessura, coloque-as no tabuleiro e leve ao forno durante aproximadamente 15 minutos.
  5. Retire as bolachinhas do forno e deixe arrefecer completamente. Guarde em recipientes herméticos.




bem vind@ (letras pretas)

Mensagens populares