Pão que não se amassa



Ontem ao visitar o blogue Brisa Marítima, deparei-me com esta receita de pão e fiquei logo com vontade de experimentar.  O vontade era tanta que era meia noite e estava eu na cozinha com a mão na massa pois queria muito que o pão ficasse pronto para o almoço do dia seguinte. Consegui é claro, este pão é exactamente como eu imaginava... uma autentica maravilha :)


Chávena usada – 240ml

3 ½ chávenas de farinha de trigo T65
1 ¼  de colher de chá de fermento seco para pão (Usei 1 saqueta de fermipan)
1 ¼  de colher de chá de sal;
1 ½  chávena de água morna;
farinha de milho ou farelo de trigo para polvilhar


  • Deitar a farinha num recipiente grande e misturar  o sal e o fermento.
  • Juntar a água morna e misturar com as mãos, somente para absorver o líquido.
  • NÃO MEXA MAIS, esta massa não deve ser muito mexida (ver o vídeo abaixo)
  • A massa fica pegajosa mas não se preocupe pois é mesmo assim.
  • Tape o recipiente onde está a massa e deixe num sitio bem abrigado entre 12 e 18 horas (a minha ficou 12 horas no forno do fogão)
  • Pré-aqueça o forno a 250ºC e coloque dentro um recipiente em barro, que é onde o pão vai assar. Esse utensílio deve estar bem quente na hora de lá meter a massa do pão.
  • Entretanto, enquanto o forno aquece, retire a massa com cuidado e coloque em cima da mesa de trabalho que deve ser previamente polvilhada com a farinha de milho ou o farelo de trigo.
  • Dobre a massa em quatro partes (convém observar o vídeo neste passo para ver como se faz) e polvilhe com mais farinha de milho. O autor da receita pede um repouso de mais 2 horas eu não o fiz e deixei a massa repousar somente o tempo do forno aquecer.
  • Entretanto, quando o forno e o recipiente estiverem bem quentes, pegue na massa, sem mexer muito, e coloque dentro da taça aquecida. Leve ao forno imediatamente e deixe cozer cerca de 30 minutos (este foi o tempo que esteve no meu forno, poderá ter de deixar mais tempo, tudo vai depender do seu forno).
  • A crosta deste pão fica bem crocante, enquanto que o interior fica bem macio. Uma autentica delicia. Eu parti-o ainda quente e comi uma fatia com manteiga.... hummm!!!






Mensagens populares