Escarpiadas

Neste momento imagino as pessoas que estão a pensar "Escarpiadas?? O que será isso?" LOL
Pois se querem saber, quando vi o nome da receita pensei exactamente a mesma coisa rsrsr
Escarpiadas é o nome de uma receita de pães recheados e que tem a sua origem em  Cernache e Condeixa-A-Nova. A receita original não leva canela mas como aqui em casa todos adoramos o seu sabor, resolvi usá-la nesta receita. Também não usei o mel e o limão para pincelar os pães, em vez disso, pincelei somente com gema de ovo. Gostei bastante, os pães ficam super fofinhos e o sabor é bastante agradável. Experimentem :-D
A receita está aqui.


Massa de Pão
Limão (usei a raspa)
Mel (não usei)
Açúcar Amarelo
Azeite para untar
Canela (acrescentada por mim)

Estender um pouco de massa de pão sobre uma mesa e estender com o rolo da massa.
Polvilhar com raspa de limão, mel, açúcar amarelo (generosamente, terá de apresentar um aspecto caramelizado depois de cozido) e canela (na receita original usava-se apenas o mel, que era muito mais barato e abundante que o açúcar).
Enrolar a massa já recheada e colocar num tabuleiro untado com azeite (eu só polvilhei com farinha) e vão ao forno do pão (lenha). (Eu usei o forno eléctrico para cozer este pão)
Quando estiverem louras, tiram-se do forno e pincelam-se novamente com a mistura de mel a limão. (Como já havia dito mais acima, eu só pincelei com gema de ovo, antes de ir ao forno mas aconselho a usar o limão e o mel)


Mensagens populares