FACEBOOK

Tomate Seco

Sempre que posso faço tomate seco pois além de ser delicioso há muitissimas receitas onde ele é Rei.
A receita que se segue é da minha amiga Gisele que está ausente da blogosfera faz muito tempo... mas nem por isso as receitas dela deixam de ser testadas aqui em casa :-)
Eu modifiquei-a um pouco pois nem sempre tenho todos os ingredientes em casa... mas garanto que assim tb ficam optimos ;-)

Photobucket


Receita da Gisele
Rendimento: Por volta de 500g de tomate seco

Ingredientes:
4Kg de tomates sem sementes
1 xícara (chá) de açúcar (eu uso menos quantidade)
1 colher (sopa) de sal
1 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de óleo
6 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de orégano (orégãos)
1 colher (sopa) de ervas frescas picadas (não usei mas já fiz e fica optimo)
1 colher (sopa) de salsinha e cebolinha picadas (tb não usei desta vez)

Corte os tomates ao meio e retire as sementes. Coloque-os em uma assadeira com a parte da polpa virada para cima. Em uma tigela à parte misture o sal com o açúcar e polvilhe metade dessa mistura por cima dos tomates. Pré-aqueça o forno em temperatura alta por 15 minutos, baixe a temperatura e coloque os tomates por 1 hora e meia (no meu forno demora um pouco mais esta fase). Retire todo o líquido que se formou e troque de assadeira. Organize, agora, os tomates com a polpa voltada para baixo, polvilhe o restante da mistura de sal com açúcar e leve ao forno por mais 1 hora. Escorra o líquido novamante e coloque os tomates imersos no molho. Para o molho misture o azeite, o óleo, o alho, o orégano, as ervas, a salsinha e a cebolinha. Conserve na geladeira e aguarde no mínimo ma semana para consumí-lo.

Os tomates demoram no meu forno cerca de 4 horas a ficarem prontos, eu ligo o forno a 200ºC e depois baixo para 100ºC até ficarem prontos.