Arroz com frango desfiado e legumes (dieta)


Serve para 1 ou 2 refeições, dependendo da sua fome :)

3 c. sopa rasas de arroz cru (serve qualquer um, mas tenha sempre em atenção o tempo que demora a cozer, dependendo do tipo que escolher)
1/2 chávena de frango previamente desfiado, com 3 ou 4 rodelas de salsicha de aves
1/2 chávena de caldo de frango +-
1 Folha de couve pequena em juliana
2 floretes de couve flor em pedaços bem pequenos (equivalente a 1/4 chávena+-)
1/4 de cenoura em pedaços pequenos
1 c. sopa de cebola picada
1 c. sopa azeite
1 dente de alho picado
Sal se necessário, mas provavelmente não será preciso pois o caldo já estará no ponto certo de sal, contudo fica ao seu critério, juntar mais ou não.


  1. Para obter o caldo, coza a carcaça de 1 frango por 40 minutos, até a carne ficar bem cozida  (de forma a sair do osso com facilidade) e desfie-a depois de arrefecer. Se sobrar frango desfiado, poderá congelar para outras utilizações.
  2. Volte a colocar a água de cozer o frango ao lume e deixe reduzir até obter metade da quantidade do liquido inicial. Retire 1/2 chávena para esta receita e poderá congelar a restante para outras utilizações.
  3. Corte todos os legumes em pedaços pequenos, coloque-os numa panela com água e sal e deixe cozer até ficarem al-dente. Reserve.
  4. Numa frigideira ou tacho pequeno, refogue no azeite, a cebola e o alho picados.
  5. Junte o arroz e salteie por alguns minutos para "fritar" um pouco.
  6. Acrescente o caldo e em lume brando, deixe cozer até ficar al-dente.
  7. Acrescente também os legumes e a carne, deixando cozer tudo junto, se for necessário, acrescente mais um pouco de caldo do frango.
  8. Poderá servir este prato ainda com algum líquido, tipo arroz "malandro" ou então deixar que o líquido seque por completo e servi-lo mais sequinho. Fica bom das duas formas.
  9. Sirva com uma salada verde e bom apetite!



Mensagens populares