Dia da Mãe e Bolo com mousse de morangos

Quero deixar aqui um beijo muito especial a todas a Mães do planeta.

Feliz Dia da Mãe



Abençoadas todas aquelas que encaram esta vocação com naturalidade e dedicam as suas vidas aos seus mais que tudo... os seus FILHOS(AS).
Para comemorar este dia bem especial nada melhor que fazer um bolo, também ele especial.
Neste caso escolhi um bolo feito com um creme de morangos que é uma delicia. Agora que estamos na época desse fruto maravilhoso à que saber esgotar todas as hipóteses de o usar. Aqui fica a receita que escolhi.
Um bom domingo para todos(as) :-)


Massa do bolo:
6 ovos
125gr de açúcar
125gr de farinha com fermento
2 c. sopa de chocolate
1 c. sopa de cardamomo em pó (adicionado por mim à receita)

Mousse:
4 folhas de gelatina incolor
4 folhas de gelatina vermelha
400gr de morangos
4 Claras
180gr de açúcar
4 dl de natas

Decoração:
2 dl de natas
2 c. sopa de açúcar
3 ou 4 morangos
Chocolate granulado

Ligue o forno a 180ºC. Forre uma forma redonda de 24 cm, de mola, com película aderente.

Prepare o bolo:
Numa tigela, bata os ovos inteiros com o açúcar até dobrar de volume. Peneire a farinha com o chocolate e o cardamomo, envolva-os delicadamente. Verta na forma e leve a cozer cerca de 25 minutos ou até espetar um palito e este sair limpo.  Deixe arrefecer e desenforme.

Para a mousse:
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Lave e arranje os morangos. Coloque-os num tacho com 100gr do açúcar e leve a lume brando, mexendo de vez em quando, até cozer. Retire do lume, junte as folhas de gelatina e mexa bem. Deixe arrefecer um pouco.
Bata as natas bem firmes, junte-as ao preparado do morango e mexa. Bata as claras em castelo e, aos poucos, sem parar de bater, junte o açúcar restante. Envolva delicadamente ao preparado anterior. Com uma faca, corte o bolo em duas partes, na horizontal.
Coloque uma parte do bolo no fundo da forma e verta, depois, metade do recheio de morango. Coloque a outra parte do bolo e cubra com o restante recheio. Leve ao frigorífico para solidificar. Retire do frio e desenforme para um prato.

Para a decoração:
Bata as natas com o açúcar. Coloque-as num saco pasteleiro com boquilha frisada e faça beijinhos de natas. Polvilhe cada beijinho com chocolate granulado. Corte os morangos ao meio e sem retirar a parte verde, coloque-os harmoniosamente em cima do bolo. 
Bom apetite!!!

Aqui vai uma fatia!!!



Mensagens populares