Bola de queijo e fiambre da Bela

Tinha esta receita que tirei do blog da Bela para testar há algum tempo. Hoje como queria algum rápido e simples para o almoço resolvi fazer e devo dizer que foi super aprovada. A massa é fofinha e o sabor fantástico. A nossa amiga aconselha a usar outro tipo de recheios e concordo pois a versatilidade dos recheios vai muito ao gosto de cada um.

As fotos dizem tudo :-)


1 chávena de farinha de milho
2 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de leite morno
1/2 chávena de óleo (usei 1/4 de chávena de azeite)
3 ovos
1 c. sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
Charcutaria e Queijos (usei queijo e fiambre fatiados)


  • Corta-se a linguiça ao meio no diametro, fazendo 2 partes de meia luas, entretanto corta-se uma vez mais ao meio no comprimento e reserva-se. 
  • Abre-se as embalagens de queijo mozzarela fatiado e de queijo Edam e uma embalagem de 200 grs de fiambre e também se reserva.
  • Num refractário ou bacia coloca-se os ingredientes pela ordem acima referida e mistura-se tudo com um fouet (vara de arames), se quiser também podem passar a batedeira. Vai ficar uma massa espessa, mas bastante homogénia e amareladinha). (Deveria ter ficado mesmo... bela tens de me dizer onde compras a tua farinha pois a minha, apesar de amarela, não deu lá muita cor à bola LOL)
  • Entretanto coloca-se numa forma de silicone de bolo inglês ou redonda (quem não tiver tem que barrar uma forma normal com manteiga e enfarinhar com farinha) uma parte de massa (bem fina, pois cresce bastante),depois folhas de queijo mozzarela, depois folhas de fiambre e por fim folhas de queijo edam, entretanto mais uma dose de massa e aí coloca-se as linguiças, as restantes folhas de mozzarela, as restantes de fiambre e por fim as de edam, para finalizar a restante massa.
  • No fim, coloca-se a descansar 5 a 10 minutos, enquanto o forno pré-aqueçe. Vai ao forno por 10 minutos a 180º e voilá uma bola ou folar de carnes maravilhosa e bastante gostosa...



Estava divinal :-)

bem vind@ (letras pretas)

Mensagens populares