Bolinhos de abóbora e amêndoa

A pedido do meu filho (com 8 anos) fiz estes deliciosos bolinhos para festejar o halloween. Ele adorou e eu também LOL
A receita tirei do blog da Inha mas usei amêndoa pois não tinha nozes em casa.

Photobucket

Cozer cerca de 400 grs de abóbora com 1/2 colher de sopa de canela em pó e raspas de 1 limão, deixar cozer até ficar macia e colocar para escorrer. Amassar bem a abóbora, juntar 2 chávenas de açúcar e mexer bem. Adicionar 2 ovos, bater até ficar um creme homogéneo, juntar 1 colher de sopa de canela, 1 cálice de vinho do porto, amêndoa q.b. e envolver bem na massa.
Por fim adicionar 1 chávena de farinha, 1 chávena de amido de milho e 1 colher de sobremesa de fermento em pó, envolver bem sem bater.
Entretanto alinhe forminhas de papel nas formas de muffins e encha as forminhas com a massa,leve a cozer a forno quente cerca de 25 minutos.
Decore a gosto depois de frias.

Photobucket

HAPPY HALLOWEEN
Photobucket

Bacalhau com delicias de mar e camarão

Adorei este prato, é simples de confeccionar e muito rápido de fazer o que me ajuda bastante na hora do jantar.
Experimentem e verão se tenho ou não razão!!!
A receita esta no forum Petiscos. com.

Photobucket

4oogr de Bacalhau desfiado
2 Cebolas
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Batata palha
6 palitos de delicias do mar (kani kama)
100gr Camarões pequenos
1 pacote de natas frescas (creme de leite)
Salsa para polvilhar
Sal e pimenta

Corta-se as cebolas em rodelas fininhas, os alhos em lâminas fininhas, e refoga-se no azeite.
Photobucket
Junta-se o bacalhau e envolve-se bem.
Photobucket
Tempera-se com sal e pimenta e acrescenta-se as batatas.
Photobucket
Entretanto corta-se as delícias do mar em pedacinhos, os camarões cozidos e mistura-se com o preparado anterior. (tb juntei miolo de ameijoa)
Photobucket
Ferve-se as natas e tempera-se com sal e pimenta.
Photobucket
Envolve-se no bacalhau e as batatas.
Photobucket
Polvilha-se com salsa picada e já está, muito rápido e delicioso. :-P
Photobucket

Pimento recheado com molho de creme fraiche

Mais uma receita com esta deliciosa nata maturada... Creme Fraiche.

É deliciosa, aveludada e light... um detalhe muito importante.

Aqui vai a receita;

Refogar em azeite, cebola e pimento verde picados...
Photobucket

Quando estiver refogado juntar carne de novilho picada...
Photobucket

Polpa de tomate aromatizada com alho e cebola.
Photobucket

Deixar apurar um pouco para misturar os sabores. Rectificar o sal e pimenta. Juntar uma pinga de vinho branco e deixar evaporar.
Photobucket

Acrescentar 2 c.sopa de creme fraiche...
Photobucket

Deixar ferver um pouco para apurar o molho e ficar cremoso...
Photobucket

Depois de pronto, rechear os pimentos...
Photobucket

Cobrir com uma fatia de queijo.
Photobucket

E levar ao forno a 220ºC por 30 minutos.
Photobucket
Fica diferente das receitas feitas com carne moída mas mesmo assim fica muito gostoso. Aqui em casa todos gostaram ;-)

Miminho da Lili

Photobucket


Recebi este miminho da Lili do blog doce tentação... adorei e como o achei muito carinhoso resolvi dedicá-lo a todos os que me visitam... Obrigada :-)

Bifes de novilho com molho de creme fraiche

O molho que esta receita leva é basicamente o molho das bifanas... pelo menos como eu as faço... o único ingrediente a mais que adiciono é o creme fraiche...


A receita faço assim...

Numa frigideira deitar 1 pouco de manteiga, azeite, 1 ou 2 dentes de alho, 1 folha de louro e deixar derreter.

Photobucket

Seguidamente colocar os bifes e deixar fritar um pouco... bem ou mal passado, conforme o gosto de cada um.
Photobucket

Findo esse tempo, juntar 1/2 copo de vinho branco, rectificar o sal e deixar ferver uns 2 ou 3 minutos.
Photobucket

Juntar 2 c. sopa de creme fraiche e deixar apurar uns 2 minutos.
Photobucket

O aspecto fica assim... Pode servir com o mais gostarem... desde arroz, batata frita, batata assada no forno, batata duchaise... etc.
Bom apetite ;-)
Photobucket

Photobucket

Sopa de feijão verde light

Numa panela deitar 2 c. sopa de azeite, 1 cenoura grande, 2 nabos, 1 dente de alho e 1 cebola, tudo em pedaços. Refogar por 5 minutos.
Photobucket
Juntar 1 litro de caldo de legumes e deixar cozer.
Photobucket
Reduzir a puré e acrescentar feijão verde cortado bem miudinho e 1 cenoura ralada.
Photobucket
Rectificar o sal e levar ao lume para cozer um pouco. Retirar e servir.
Photobucket

Desafio Azul

Este maravilhoso desafio veio do Blog da Piratinha Piriri. Ela nomeou o meu Blog e eu imediatamente entrei em acção pois acho a iniciativa maravilhosa.
Obrigada pela lembrança***

Photobucket


Seguidamente vou passar o texto da nossa Klaudinha...

Pensar azul, surgiu de uma campanha de poupança de energia, e depressa ganhou terreno… pensar azul é muito mais que apagar as luzes, ou desligar computadores, pensar azul é uma maneira de estar e ver a vida, tentar defender o nosso maltratado planeta, quem pensa azul recicla, poupa água tenta ser sustentável…

Este site tem dicas para "pensar azul" e tem até alguns posters e etiquetas em pdf que podem ser impressos e colados onde quiserem…

O meu sonho era que o "pensar azul" saltasse barreiras ainda maiores, passasse para casa, de casa para os amigos, dos amigos para o mundo, o nosso mundo que queremos proteger!!!
Foi então que tive esta ideia… e porque não usar o meio mais engraçado que conheço e que consegue chegar mais longe que alguma vez imaginei?...
Porque não lançar um desafio e pintar o nosso planeta de azul?

Assim começo aqui e hoje este desafio "pensar azul" … começa assim, este blog já foi tocado por este sentimento azul há algum tempo, este blog recicla e preocupa-se com o planeta, por isso sinto-me orgulhosa de usar este selo e de o passar a 3 blogs….

O meu desafio consiste em sensibilizar estes blogs a serem mais sustentáveis, a pensar mais azul… sei que muitos já o são, mas não tinham ainda uma palavra para o definir, uma camisola para vestir, cada um destes blogs pode usar o selo e partilhá-lo com outros… a ideia principal é tornar o planeta mais azul por isso há que levar esta mensagem bem longe…

Aqui está o link para os posters e etiquetas, talvez possam imprimir alguns e colar por aí…E quem sabe postar essas fotos? as ideias sei que não vão faltar :)


E assim passo o desafio à:

Winnie

Valentina

Anna

Queijadas de cenoura

Photobucket

500gr de cenouras
200gr de açúcar
Raspa e casca de laranja q.b.
30gr de margarina derretida
2 ou 3 c. sopa de farinha extra fina (pode ser da maisena)
2 Ovos
1 Pau de canela
Canela em pó

Cozer as cenouras com água e sal, o pau de canela e as cascas de laranja. Depois escorrer retirar o pau de canela e as cascas e reduzir a puré.
Misturar o puré com o açúcar, a raspa de laranja, as gemas, a margarina derretida e mexer bem, juntar a farinha e mexer mais uma vez. Envolver as duas claras em castelo.

Colocar em forminhas untadas e polvilhadas e levar ao forno a 220º por cerca de 30 minutos. Desenformar depois de frias e polvilhar com canela em pó se gostar

Donuts

Esta receita é da minha querida amiga Marnia... simplesmente adorei esta receita. É simples de fazer e o resultado não poderia ser melhor... façam e comprovem ;-)
Obrigada amiga... você é demais... te adoro. rsrrs

A receita: (fiz metade desta receita e mesmo assim deu muita quantidade)

220 ml de leite
5 colheres de sopa de açúcar (65g)
1/2 colher de chá de sal(2g)
2 ovos
5 colheres de sopa de manteiga ou margarina (75g)
1 colher de chá de essência de laranja ou baunilha (opcional)
4 xícaras de farinha de trigo (500g)
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 colher de chá de melhorador (opcional)

Na máquina de fazer pão: Ciclo Massa.
Quando terminar o ciclo ligue novamente a máquina por 5 a 8 minutos para retirar as bolhas de gás.

Modo tradicional.
Como fosse fazer pão.
Depois de dobrado o tamanho, trabalhe um pouco com a massa para retirar o gás.

Polvilhe farinha e abra com altura de 1/2 cm.
Corte com o cortador de donuts ou use alternativamente dois copos.
Eu usei um de uísque e um de licor para o centro.

Aqueça o óleo a uma temperatura menor que a habitual para frituras - 170°C - (teste com um pedacinho da massa: não deve borbulhar muito) e com uma espátula vá colocando os donuts, poucos por vez, e virando até que estejam corados. Escorra e ponha em MUITO PAPEL ABSORVENTE. Deixe esfriar completamente numa grade antes de por a cobertura.

ATENÇÃO. Façam várias troca de papel toalha, para retirar a gordura!!!

Cobertura da Marnia.
Fiz com chocolate de cobertura, derreti e dei banho, depois coloquei granulado, rsrsrsrsrsrs.
E fiz também com açúcar de confeiteiro, leite e margarina, em banho maria.

A minha cobertura:
Derreti chocolate e juntei raspa de laranja depois dei banho nos donuts LOL
Polvilhei com confetis coloridos.
Photobucket

Fiz uma calda fraca mas juntei a casca de 1 laranja. Banhei as argolinhas e deixei secar.
Photobucket

Com os centros das argolas (os buracos rsrsr) fritei e ficaram assim...
Photobucket

Bolo de café e mel

Este bolo é mais uma delicia que descobri no forum Petiscos a receita é da Sweet

Photobucket

6 ovos (usei 4)
2 colheres sopa de mel
500g farinha (usei 250gr)
450g açúcar (usei 125gr)
1 copo de café (usei 1/2 copo)
1 copo de óleo (usei 100ml)
1 colher sopa de canela
raspa de limão
1 colher de chá de fermento em pó (usei 1 c. sopa)

Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma pequena (ter em atenção este pormenor pois fiz metade da receita, se optar por fazê-la inteira terá de usar uma forma grande.)
Bater as claras em castelo(neve), reservar.
Misturar as gemas com o açúcar e bater até ficar cremoso. Juntar a raspa de limão, o óleo, mel e o café, mexer novamente.
À parte, misturar a farinha, o fermento e a canela. Juntar à mistura anterior sem bater. Por fim envolver (sem bater) as claras em castelo.
Verter a mistura na forma untada e levar ao forno a 180ºC até cozer. Use a técnica do palito para ver se está pronto.

Doce rápido de chocolate e bolacha

Quando trabalhei num restaurante como cozinheira fazia muitas vezes este tipo de sobremesas... são rápidas e baratas o que permitia à dona do restaurante ter algum lucro sem perder o prestigio das refeições bem servidas.
Hoje decidi colocar aqui esta versão com chocolate... na altura usava o pudim instantaneo de baunilha ou de caramelo.

Photobucket

Photobucket

A receita:
1 caixa de pudim instantaneo a gosto para 1/2 litro de leite (pode usar, chocolate, baunilha, caramelo, morango... etc)
1 pacote de natas (creme de leite)
1 pacote de bolacha Maria (pode usar outra a seu gosto)
3 c. sopa de açúcar

Fazer o pudim como mandam as instruções da embalagem, reservar.
Num recipiente de vidro espalhar as bolachas até cobrir o fundo completamente.
Deitar o pudim por cima e reservar até arrefecer.
Bater as natas (creme de leite) em chantilly, juntando as 3 c. de sopa de açúcar.
Quando o pudim estiver frio, espalhar o chantilly por cima e decorar a gosto.

Nota...
Este doce pode ser modificado um pouco se demolhar as bolachas num pouco de café.
Também pode optar por triturar as bolachas em vez de as usar inteiras.
Seja qual for a opção que escolha terá um resultado final delicioso sem muito trabalho ;-)
Bom apetite***

Doce de abóbora

1 kg Abóbora
800gr Açúcar
Sumo e raspa de 1 laranja
1 pau de canela
100g de miolo de noz ou de côco

com nozes...

Photobucket

com coco...

Photobucket

A abóbora é descascada limpa e cortada em lâmelas finas . Junte o açúcar e coloque em camadas, junte o sumo e raspa da laranja. Deixe macerar de um dia para outro.
No dia leve ao fogo e junte o pau de canela e deixe cozinhar lentamente. No final junte o miolo de noz picado grosseiramente ou o côco e esfrasque em quente.

Para esterilizar, coloque os frascos tapados ainda quentes numa panela com água (tem de estar tb quente pq os frascos podem rachar com a diferença de temperaturas) basta a água ficar até meio dos frascos e deixar ferver lentamente por 30 minutos.
Findo esse tempo desligue o fogão e deixe os frascos arrefecer dentro da água. E pronto está pronto a guardar. Com este processo não é necessário frigorífico, basta um lugar fresco e escuro.

Fonte... Petiscos.com

Spaguetti zucchini de mare

Esta receita é fantástica... já a fiz imensas vezes e não resisti em colocar aqui a receita pois é maravilhosa... de comer e chorar por mais ;-)
A receita esta no blog da Iliane

Photobucket

500 gramas de spaguetti
20 camarões médios abertos ao meio
2 courgetes cortadas em tirinhas (abobrinha)
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho picado
1 cebola picada
1 calice de conhaque ou 1 taça de vinho branco
1 pacote de natas (creme de leite)
salsa picadinha para decorar
1 colher de café de açafrão
sal e pimenta a gosto

coloque numa panela o azeite e a manteiga..deixe esquentar e adicione a cebola picada e o alho,refogue até murchar, junte então as tiras das courgetes e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo para não pegar, junte os camarões, refogue por alguns minutos e flambeie com o conhaque (caso não tenha faça com vinho branco), coloque o açafrão, mexa e adicione as natas, mexa bem e apague o fogo.

cozinhe a massa quando estiver al dente, escorra, misture a massa ao molho... sirva polvilhando queijo ralado.

Tartelettes de amêndoa da Anocas

Depois de 2 anos, decidi "finalmente" LOL
fazer esta tarte... ou seja... tartelettes. Foram aprovadissimas e arrependo-me de não as ter feito mais cedo rsrsr

A receita é da Anocas e tirei do Petiscos ;-)

Photobucket

Nota... tb fiz na versão bolinhos e até que não ficou nada mal ;-)

A receita:
Ingredientes para a base:
200 gr. de açucar
300 gr. de farinha
200 gr. de manteiga de vaca
1 colher de café de fermento
2 ovos inteiros

Bater muito bem a manteiga com o açucar e os ovos, depois a farinha com o fermento.
Fica muito expesso, espalhar com a ajuda de um garfo na tarteira untada e polvilhada e vai ao forno.

Cobertura:
100 gr. de manteiga de vaca
100 gr. de açucar
3 colheres de sopa de leite
100 gr. de amêndoa laminada ou palitada.

Colocar tudo num tachinho ao fogo só para ligar.
Quando a tarte estiver meio cozida, despejar sobre ela este creme e espalhar uniformemente e levar novamente ao forno para secar e aloirar.

Iogurte caseiro com doce de figo

Photobucket

Photobucket

1 litro de leite meio gordo
1 iogurte de qualquer sabor ou natural
1 c. sopa de leite em pó

1 c. sopa de Doce de figo para cada copo

- Colocar em cada copo, 1 c. de sopa de doce de figo.
- Misturar muito bem o iogurte e o leite em pó no leite.
- Deitar nos copos cuidadosamente e colocar na iogurteira sem tapar os copos.
- No caso da minha iogurteira, tenho de deixar 10 horas ligada mas sei que já existem algumas mais modernas e já acusam menos tempo de repouso.

São uma delicia :-P

Nota... tb costumo fazer o iogurte natural e só depois de pronto adiciono um dos recheios.
- Cereais
- fruta em pedaços
- gelatina pronta e partida em pedacinhos
- compotas
- Mel
- Canela... etc

Torta (rocambole) de claras

Lembram-se desta receita?? Venho trazer mais uma sugestão para a cobertura.

Pudim instantaneo de caramelo, polvilhado com amêndoa.

Photobucket

desta vez usei:
10 claras
5 c. sopa de açúcar light

1 pudim instantaneo de caramelo (para 1/2 litro de leite) o que sobrar poderá colocar em taças e servir à parte.
Amêndoa palitada (que poderá torrar)

Mousse enformada de mamão/papaia

Esta receita de mousse/pudim é uma delicia e não a acho muito doce. Tem um sabor exótico maravilhoso o que lhe confere um toque especial.
A receita é da Val do forum Minhas, tuas, nossas receitas

Photobucket

1 Mamão papaya grande (usei um pesando 1kg)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite c/ soro (natas)

Modo de Preparo:
- Bater tudo no liquidificador por 3 minutos, despejar em um recipiente e levar a geladeira por 3 horas (Fica com uma consistência de Pudim)
- Se quiser pode desenformar.

Arroz com feijão, bacon e chouriço ou baião de dois

Já todos devem conhecer esta receita certo?? A nossa gastronomia é bastante variada e por vezes tirando um ou outro ingrediente fica bastante parecida com a gastronomia do Brasil… neste caso é adicionando queijo ao final do prato que faz a diferença.
Aconselhada pela Marnia, pode-se acrescentar qualquer tipo de queijo. Esta receita leva queijo coalho mas como não encontrei por aqui esse queijo teria de escolher um outro para o substituir. Talvez o mozarella. Que me dizem???
Em todo o caso fiz a receita sem o queijo ;-)

Photobucket

A receita da Marnia é assim…

Baião de dois

2 Xícaras de Feijão de corda debulhado ou feijão mulatinho (usei feijão manteiga)
2 Colheres de sopa de óleo
1 Cebola grande picada
3 Dentes de alho picados
1 raminho de salsa picada
1/2 pimento verde em pedaços
sal
pimenta
bacon picado
linguiça em rodelas (chouriço de carne)
2 Xícaras de Arroz
Pedaços de queijo coalho (não usei)

Leve o feijão ao fogo com água suficiente para que fique coberto.
Cozinhe, depois de um tempo coloque a linguiça, deixe no fogo cozinhando até o feijão esteja macio. Faço na pressão.
Á parte coloque numa frigideira o óleo, o bacon e frite, acrescente a cebola
o pimentão, a pimenta, acrescente essa mistura a panela do feijão (como faço na panela de pressão eu mudo de panela).
Adicione o arroz ao feijão cozido com temperos e o molho, verifique se
há água suficiente para cozinha-lo, acrescente sal.
Feito isso, leve a panela ao fogo lento e deixe até o arroz esteja cozido. Ai depois disso desligue o fogo.
Por último acrescente o queijo cortado em quadradinhos. Tape a panela
e deixe o queijo derreter.
Sirva logo em seguida e coloque salsa por cima.

Risotto a la Milanese

Esta receita de Risotto é muito simples e como não leva natas fica bem mais leve. A receita é da Vanessa e tirei do forum Minhas, tuas, nossas receitas... é uma delicia ;-)

Photobucket

150g de arroz arbóreo
30g de manteiga
30g de cebola picada
20g de parmesão ralado
sal
50ml de vinho branco seco
500ml de caldo de carne ou legumes
1 pitada de açafrão

Refogar deixando transparente a cebola em metade da manteiga, "tostare" o arroz com o vinho e começar o cozimento com o caldo colocando o açafrão e sem parar de mexer. No final do cozimento "mantecar" com a manteiga e o parmesão. Servir em seguida.