Peitos de frango recheados no forno

para 4 pessoas

4 peitos de frango
4 fatias de queijo a gosto (eu desta vez usei do flamengo, mas pode usar qualquer um)
4 fatias de fiambre
1 ovo
pão ralado q.b.

Abrir os peitos do frango até meio, não cortar completamente. Temperar com sal e pimenta e recheá-los com fiambre e queijo. Fechar e passar os peitos por ovo e pão ralado. Por cima dos peitos colocar pedacinhos de manteiga. Levar ao forno a 200ºC por 30 minutos ou até dourar.

Nota... eu não tive necessidade de os segurar com palitos mas se quiser pode fazê-lo e então só depois pana-los... espero que gostem

antes de ir ao forno:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

depois de ir ao forno:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

já no prato:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Pão de Batata com Frango e mozzarella

Retirei esta receita do Blog da Gisele :

Massa:
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sobremesa) de sal
1 chávena de leite
100g de manteiga
250g de batata cozida e esmagada
2 ovos
1/2Kg de farinha de trigo (aproximadamente)

Recheio:
300g de frango cozido e desfiado
1 queijo mozzarella fresco ralado
2 gemas para pincelar

Modo de Preparo:
  • Numa vasilha, coloque o fermento,o sal e adicione o leite morno e mexa. Reserve.
  • Noutro recipiente coloque a manteiga, a batata cozida e esmagada, os ovos levemente batidos e a mistura com o fermento reservada. 
  • Misture com as mãos e vá acrescentando farinha aos poucos até soltar das mãos, fica uma massa húmida. Deixe descansar por aproximadamente 15 minutos. 
  • Sobre uma superfície enfarinhada, abra porções da massa com auxilio das mãos. Espalhe sobre ela um pouco de mozzarella ralada e o recheio. Feche (como uma bolinha). 
  • Coloque numa assadeira, deixe crescer por 15 minutos, pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 20 minutos ou se preferir mais dourado, por 30 minutos.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Pastéis de bacalhau

300 gr bacalhau desfiado
300 gramas de batatas
1 cebola
4 colheres de sopa de coentros picados ou salsa
4 ovos
noz-moscada
sal q.b.
pimenta
óleo para fritar

Demolhar o bacalhau.
Esfregar o bacalhau com um pano para o transformar em fios.
Cozer as batatas e reduzi-las a puré.
Num recipiente junte o bacalhau já desfiado, o puré de batata, os coentros, e a cebola picada. Misture tudo muito bem e tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Acrescente os ovos um a um mexendo muito bem para ligar tudo.
Por fim molde os pasteis com a ajuda de 2 colheres de sopa.
Frite em óleo e sirva quente.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Pão de linhaça

5 chávenas de farinha de trigo
3 c. sopa de sementes de linhaça
2 ovos
50 gr de fermento padeiro
sal q.b.
2 c. sopa de mel
100gr de manteiga
1 chávena de aveia em flocos

Ferva 2 chávenas de água, junte a aveia, a manteiga, o mel e o sal. Deixe amornar e acrescente o fermento já dissolvido em 1/2 chávena de água morna. Acrescente os ovos, a farinha de trigo e a linhaça, misturando bem. Coloque a massa numa tigela untada com manteiga, cubra com película aderente e deixe dobrar o volume em lugar aquecido (cerca de 30 minutos). Sove a massa com por mais 30 minutos para remover o ar.
Se necessário, coloque mais farinha, apenas para poder modelar os pães, pois a consistência deve ficar elástica e mole.
Divida em 2 partes e modele os pães numa superfície bem enfarinhada. Unte com manteiga 2 formas de bolo inglês (1 litro de capacidade 22X9X6cm) e coloque os pães.
Cubra novamente com um pano e deixe crescer em local quente por cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume.
Coza em forno médio alto (200ºC), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Baguete tradicional

1 kg de farinha de trigo
sal q.b.
50gr de fermento padeiro
água gelada q.b.
1 chávena de farinha de trigo para polvilhar a mesa
1 copo de água "para colocar no tabuleiro do forno"

Comece por polvilhar a mesa com a farinha e em seguida triture o fermento com as mãos. Misture bem o sal na farinha. Abra uma cova no centro e coloque o fermento dentro, junte a água gelada aos poucos e com a mão vá desmanchando o fermento e misturando-o à farinha.
Trabalhe a massa até obter um composto homogéneo e elástico. Vá retirando pedaços de massa e juntado-os de novo. Repita por várias vezes esta operação. Coloque a massa sobre a mesa, abra-a um pouco com as mãos e dobre-a sobre si mesma, rapidamente. Repita este passo, várias vezes, para a massa ficar oxigenada.
Faça uma bola com a massa, cubra-a com um pano húmido e deixe-a descansar por 20 minutos.
Com a faca, divida a massa em 7 pedaços, sem mexer nos formatos. Cubra-os com um pano húmido e deixe-os descansar mais 20 minutos. Enfarinhe a mesa e abra cada pedaço de massa com as palmas das mãos. Faça rolos grossos e alongue-os, deixando-os com as pontas mais finas.
Distribua as baguetes pelos tabuleiros e deixe crescer por 1h30m, cobertas com um pano húmido. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Faça cortes transversais bem leves nas baguetes, coloque-as no forno para cozer. Num tabuleiro colocar o copo de água e colocar na placa inferior do forno para o vapor dar brilho e húmidade ao pão. Pode tb polvilhar algumas ou todas as baguetes, com sementes de sésamo. Para isso terá de pincela-las antes com clara de ovo antes. Coza por aproximadamente 20 minutos. Retirar e servir.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Natas do céu


  • Bater 500ml de natas em chantilly, misturando 6 c. sopa de açúcar. Bater 6 claras de ovo em castelo e misturar às natas, reservar.
  • Fazer um doce de ovos misturando 6 gemas de ovo com 250gr de açúcar e 1 chávena de leite. Levar ao lume brando mexendo até engrossar. Reservar até amornar.
  • Num recipiente colocar camadas de creme de natas, bolacha demolhada em café forte até terminar. A última camada é de doce de ovos. Levar ao frigorífico e servir bem geladinho.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Pudim de pêssego e ananás


  • Verter o líquido de uma lata de pêssego das grandes para um recipiente e levar ao micro-ondas até ferver. 
  • Misturar o conteúdo de duas saquetas de gelatina de ananás na calda quente e misturar até derreter. 
  • Triturar os pêssegos e juntar à calda com a gelatina. Juntar tb 2 iogurtes naturais (300gr) e 1 copo (medida do iogurte) de leite. Misturar muito bem.
  • Forrar uma forma de bolo inglês com película aderente e verter o preparado para dentro. Levar ao frigorífico até solidificar. Desenformar e servir. Pode decorar a gosto se quiser.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Feijoada de chocos com feijão preto

Demolhar 500gr de feijão preto e cozer na panela de pressão cerca de 20 minutos. Reservar. Partir em rodelas 1 kg de chocos médios. Colocar azeite, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1 tira de entremeada em pedaços, 2 folhas de louro e deixar refogar tudo muito bem. Juntar 2 linguiças em rodelas e 1 tomate em pedaços sem peles nem sementes. Deixar apurar mais um pouco. Temperar com sal e pimenta e deixar cozer. Não é necessário juntar liquido pois o que se forma é suficiente.
Depois de cozido. juntar o feijão preto e 12 gambas com a casca e deixar apurar cerca de 10 minutos para os sabores se misturarem. Se quiser pode servir com arroz branco e/ou batatas fritas.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Bolinhos de Aveia

Esta receita é da zézinha

150g de flocos de aveia
100 g de açúcar(eu juntei 80gr)
100g de farinha de trigo
1 colher de chá de canela
100g de margarina
2 ovos

Misture os flocos de aveia com o açúcar, a farinha e a canela e trabalhe em areia a margarina, com a ponta dos dedos. Junte os ovos e amasse.
Com a ajuda de 1 colher de sobremesa, coloque montinhos de massa sobre um tabuleiro polvilhado com farinha e achate-os um pouco.
Vão a forno a 180ºC para ganharem um pouco de cor.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Folhado de frango

Esta receita é da App:

4 peitos de frango
1 cebola
1 lata pequena de milho cozido
4 cogumelos frescos laminados
azeite e sal q.b.
pimenta preta
molho béchamel
1 base rectangular de massa folhada
1 gema de ovo

Coze-se o frango e desfia-se. Numa frigideira deita-se um pouco de azeite e a cebola picadinha, deixa-se dourar. junta-se o milho e os cogumelos, mexe-se tudo muito bem. em seguida deita-se o frango desfiado e torna-se a mexer, tempera-se com sal e pimenta preta moída na altura. Por fim o molho béchamel e mistura-se tudo.

Estende-se a massa folhada e deita-se o recheio (já arrefecido), enrola-se como se fosse uma torta, as uniões devem ser bem fechadas com os dedos molhados em água. pincela-se com a gema de ovo (que pode ser misturada com um pouquinho de água) e vai ao forno muito quente.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Para meditar

A Raposa e o Lenhador

Existiu um lenhador que acordava às 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite. Esse lenhador tinha um filho, lindo, de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bicho de estimação e de sua total confiança.

Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa cuidando de seu filho.

Todas as noites ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada. Os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um bicho, um animal selvagem; e portanto, não era confiável. Quando ela sentisse fome comeria a criança. O lenhador, sempre retrucando com os vizinhos, falava que isso era um grande disparate. A raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiam:

- Lenhador abra os olhos! A raposa vai comer seu filho.

- Quando sentir fome, comerá seu filho!

Um dia o lenhador muito exausto do trabalho e muito cansado desses comentários, ao chegar em casa viu a raposa sorrindo como sempre e sua boca totalmente ensanguentada... O lenhador suou frio e sem pensar duas vezes acertou o machado na cabeça da raposa... Ao entrar no quarto desesperado, encontrou seu filho no berço dormindo tranquilamente e ao lado do berço uma cobra morta...

O lenhador enterrou o machado e a raposa juntos.

( Autor desconhecido )

Lasanha de bacalhau e espinafres

Foi o almoço de hoje... estava uma delicia ;-)

1 molho de espinafres (tb pode ser congelado)
sal
250gr de folhas de lasanha (usei das do Lidl... não é necessário pré-cozer)
500gr de bacalhau cozido, sem peles nem espinhas
500ml de béchamel (usei Parmalat)
pimenta, noz-moscada
1 c. sopa de salsa picada
1 dente de alho
50gr de queijo ralado

Retirar as folhas dos espinafres, lavar e deixar escorrer. Cozê-las em água e sal por 1 minuto apenas. Deixe depois escorrerem sobre um pano. Misturar o bacalhau com parte do conteúdo da embalagem de béchamel e leve ao lume, mexendo sempre.
Rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta e outra de noz-moscada, juntar a salsa, mexer e retirar do lume.
Esfregar o fundo de um refractário com o alho. Dispor no fundo um pouco de molho e em seguida fazer camadas alternadas de folhas de lasanha, molho e espinafres até acabarem os ingredientes. A última camada é regada com o resto do béchamel que tinha reservado anteriormente.
Levar ao forno entre 180ºC e 200ºC por 30 minutos.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Fusilli com molho de frango

Retirei esta receita daqui:

250g de macarrão a gosto (usei fusilli (espirais))
1 colher de(sopa) de farinha de trigo
1 1/2 colher de (sopa) de manteiga
300g de frango cozido e desfiado
1/2 caixinha de creme de leite (natas) usei natas de soja light
1/2 cubo de caldo de galinha
1/2 cebola picada
Noz moscada ralada a gosto
250ml de leite

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o leite, farinha, a noz moscada e o caldo de galinha. Leve essa mistura ao fogo baixo juntamente com a manteiga e a cebola. Mexa até engrossar, desligue e acrescente o creme de leite (natas), retire do fogo e junte o frango. Colocar o macarrão no prato e coloque o molho por cima.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Bife de atum grelhado com molho cru de vinagre balsâmico

Hoje fiz estes bifes de atum para o jantar, então apetecia-me um molho diferente... vi os ingredientes que tinha em casa saiu-me assim:

4 Bifes de atum fresco

Para temperar o atum:
alho picado
sumo de limão
sal

Molho:
1dl de azeite
3 c. sopa de vinagre balsâmico
sumo de 1/2 lima
3 dentes de alho
1/2 cebola picada
sal, pimenta

Temperar os bifes de atum, 2 ou 3 horas antes. Grelhar os bifes na chapa ou na brasa e reservar.
Cozer batatas a vapor com 1 ovo para cada pessoa e reservar.
Misturar todos os ingredientes do molho.
Numa travessa, dispor o atum no meio e as batatas cozidas em volta. Regar com o molho e servir com uma salada à sua escolha ou legumes cozidos.

Estava uma delicia ;-)

O molho:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A travessa já pronta a servir:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Já no prato:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Salmão com laranja

Ontem apetecia-me comer salmão e como ando de dieta tive de arranjar uma receita bem light para não estragar a linha...eheheh
Então saiu-me assim:

Deitar azeite numa sertã e dourar ligeiramente postas de salmão já temperadas com sal e pimenta. Colocar as postas num tabuleiro e regar com sumo de 1 limão e sumo de 2 laranjas. Eu como fiz para 4 pessoas utilizei essa quantidade de citrinos. Depois levei ao forno a 200ºC cerca de 10 minutos.
Retirei e servi com rodelas de laranja. Modéstia à parte, mas estava uma delícia :-P

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Leite condensado caseiro

Desde que aprendi a fazer leite condensado caseiro, nunca mais comprei. A receita do bolo de batata doce foi feita com este leite e ficou uma delicia... a receita é assim:

1 chávena de água a ferver
2 c. sopa de manteiga
1,1/2 chávena de açúcar branco
2 chávenas de leite em pó


  • Coloque no liquidificador os ingredientes por esta ordem... a água, a manteiga, o açúcar e o leite em pó. 
  • Bater durante 5 minutos. 
  • Deixar esfriar um pouco e assim que estiver morno, colocar no frigorífico durante umas horas ou de um dia para o outro, afim de ganhar consistência.
  • Utilize como é habitual.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Bolo de batata doce

Este bolo é uma delicia... aconselho a servi-lo bem geladinho uma vez que fica tipo uma queijada. Recomendo a experimentarem ;-)
A foto abaixo é de meia receita... o bolo ficará muito maior.

1 kg de batata doce
100gr de manteiga derretida
3 ovos
1 c. sopa de fermento em pó
150gr de coco ralado
25gr de açúcar
1 lata de leite condensado
raspa de 1 laranja
manteiga para untar
açúcar em pó para polvilhar

Cozer as batatas doces até ficarem macias. Reduza-as a puré, utilizando o passe-vite.
Juntar a manteiga derretida, os ovos, o fermento em pó, o coco ralado, o açúcar, o leite condensado e a raspa de laranja. Misturar bem com uma vara de arames.
Untar um tabuleiro ou forma de bolo inglês com manteiga, forrar com papel vegetal e untar também com a manteiga.
Verter o preparado no tabuleiro ou forma e alisar com uma espátula. Levar ao forno a 180º, durante cerca de 40 minutos.
Retirar, deixar arrefecer e desenformar. Cortar aos quadrados do mesmo tamanho e servir polvilhado com açúcar em pó.

Nota... se utilizar uma forma o tempo de forno pode aumentar um pouco, uma vez que a massa não estará tão espalhada como num tabuleiro.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Arroz doce cremoso

1,5 chávena de arroz carolino ou agulha
casca de 1 lima
1 chávena de açúcar branco
água, sal,
1 pau canela
1 c. sopa de manteiga
1,5 litro de leite meio gordo
canela em pó para polvilhar.


  • Numa panela deitar o arroz e cobrir com água até um dedo acima da superfície do arroz, temperar com sal e juntar a casca de lima, a manteiga e o pau de canela. 
  • Levar ao lume e assim que levantar fervura reduzir o lume e deixar evaporar a água. 
  • Juntar o leite bem quente e deixar acabar de cozer o arroz.
  • Quando o leite estiver quase evaporado e o arroz cozido, junta-se o açúcar e deixa-se ferver mais uns minutos mexendo sempre.
  • Retira-se e serve-se em taças ou pratos de sobremesa. 
  • Decorar com a canela em pó a seu gosto.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Salada de chocos

1/2 kg chocos frescos ou congelados em tiras
alho picado, sal, pimenta
ervas aromáticas a gosto... eu usei uma mistura própria para peixe
sumo de limão

Para servir:
tomate, pimentos assados
pepino, cebola
azeitonas, 3 ovos cozidos em rodelas
rodelas de limão e sumo

Temperar os chocos com sal, pimenta, alho picado e sumo de limão, ervas aromáticas e deixar marinar cerca de 1 hora.
Grelhar as tiras de chocos e parti-los em pedaços. Colocá-los numa saladeira e temperar com sumo de limão,cebola e alho picados, sal "se necessário" e mexer muito bem. Juntar as azeitonas e os ovos em rodelas.
Fazer uma salada com tomate pimento assado, cebola, pepino e temperar com sal, pimenta e sumo de limão.
Fazer à parte uma salada com alface roxa.
Servir os chocos com as rodelas de limão e a salada de tomate e a de alface.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Suspiros

Tinha no congelador umas claras congeladas que precisavam de ser utilizadas. Então resolvi fazer suspiros. Como alternativa pode-se juntar a esta massa 2 c. sopa de cacau ou chocolate em pó.
Ficam deliciosos ;-)

5 claras
200gr de açúcar
1 c. chá de essência de baunilha

Aquecer o forno a 150ºC. Dispor forminhas de papel frisado no tabuleiro do forno.
Bater as claras em castelo, adicionando o açúcar e a essência pouco a pouco batendo sempre.
Colocar o merengue num saco pasteleiro e encher as forminhas de papel. Levar ao forno cerca de 30 minutos. Servir depois de frios.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Risotto de argolas de pota e camarão

Queria fazer um risotto mas não me apetecia ir procurar uma receita, então inventei...lol

450gr de argolas de pota congeladas
12 camarões médios
2 chávenas de arroz arbóreo (próprio para risotto)
1 cebola média
1 dente de alho
azeite, sal, pimenta
5 chávenas de caldo de marisco
100gr de queijo mascarpone

Refogar no azeite, a cebola e o alho picados. Acrescente as argolas das potas e deixe refogar mais um pouco. Depois de verificar que as potas estão a ficar macias acrescente o arroz arbóreo e mexa. Vá juntando o caldo aos poucos e mexendo constantemente. Quando verificar que está a ficar seco junte mais caldo até o risotto ficar cozido e cremoso. Quase no final junte o camarão e o mascarpone e envolva suavemente deixando cozer 1 minuto.
Retire e sirva de imediato... este risotto é uma verdadeira delícia.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Bifes à Portugália

Retirei esta receita daqui:

Temperam-se bifes com sal, pimenta e alho picado.
Fritam-se em azeite ou margarina a gosto.
Quando estiverem prontos retiram-se para um prato onde se mantém quentes ou desviam-se para uma ponta da frigideira para fazer o molho com :

1 colher de sobremesa de farinha
1 colher de sobremesa de mostarda
1 colher de sobremesa de café de cevada instantâneo
leite q.b.

Deixa-se apurar o molho e distribuem-se os bifes pela frigideira para tomarem o gosto.
Acompanha-se com arroz, puré de batata, batatas fritas , salada, o que se gostar mais.

Eu fiz na versão de bifes à Portugália com frango... estava uma delicia. ;-)

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Carne de porco à alentejana

No dia anterior, temperar pedaços de carne com, sal, pimenta, alhos picados, louro, cravinho, pimentão em pó e regar com vinho branco até cobrir bem a carne. Deixar a marinar no frigorífico.

No dia seguinte, retirar a carne da marinada e escorrer muito bem. Fritá-la em óleo abundante e reservar.

No mesmo óleo fritar tb as ameijoas e reservar. Entretanto frite batatas em cubos.

Na gordura onde fritou a carne e as ameijoas deitar o líquido da marinada... mas atenção terá de rejeitar um pouco da gordura da fritura... deixe só o equivalente a 3 ou 4 c. sopa. Verta a carne e as ameijoas junte com a marinada e deixe levantar fervura, deixando apurar cerca de 5 minutos. Rectifique os temperos.

Num tabuleiro deitar as batatas e a carne com as ameijoas e o molho. Decorar com pickles e azeitonas pretas. Servir.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Coxas de frango com sopa de cogumelos

4 coxas de frango
1 sopa de cogumelos instantânea
2,5 dl de vinho branco
2,5 de água

Num tacho colocar as coxas já arranjadas, polvilhar com a sopa de cogumelos e regar com o vinho e a água. Não precisa adicionar sal.
Levar ao lume e quando levantar fervura deduzi-lo para brando. Deixar cozer cerca de 25 minutos. Servir com esparguete e salada.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Pastéis de Feijão

MASSA:
1 c. sopa de manteiga
125gr de farinha de trigo
1 dl de água
sal q.b.

RECHEIO:
60gr de feijão branco cozido
30gr de amêndoas picadas
3 ovos
3 gemas
250gr de açúcar
Farinha
Açúcar em pó

Para fazer a massa, derreta a manteiga e deite sobre a farinha. Junte a água e uma pitada de sal e trabalhe bem. Cubra a massa com um pano seco e por cima desse com outro húmido. Deixe a repousar um pouco.
Para o recheio, reduza o feijão a puré e junte as amêndoas, os ovos inteiros e as gemas.
Leve o açúcar ao lume com um pouco de água e deixe ferver uns 2 minutos, adicione ao preparado de feijão. Misture tudo muito bem.
Estenda a massa e forre forminhas de queques. Encha com o recheio de feijão e polvilhe com um pouco de farinha e açúcar em pó.
Leve a forno aquecido a 225º C, durante cerca de 25 minutos.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O Bambu Chinês

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, excepto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bolbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Um escritor de nome Covey escreveu:
"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava."
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projectos e de nossos sonhos. Em nosso trabalho especialmente, que é um projecto fabuloso que envolve mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a Persistência e a Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos!

Delícia de morango

Retirei esta receita daqui

1 torta Dan Cake de morango
1 lata de leite condensado
3 dl de leite
3 ovos
1 colher de sobremesa de maisena
2 gelatinas de morango
1 pacote de natas
3 colheres de sopa de açúcar
Morangos q.b.


  • Comece por fazer as duas gelatinas de morango seguindo as instruções da embalagem. 
  • Leve ao frigorífico a solidificar. 
  • De seguida faça uma base com fatias finas de torta de morango (ou com palitos de la reine) num pirex.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


  • Leve ao lume 2 dl de leite com o leite condensado até aquecer. 
  • Entretanto misture o restante leite com as 3 gemas de ovo e a farinha maisena e mexa bem. 
  • Junte ao preparado anterior e deixe engrossar em lume brando, sem deixar de mexer. 
  • Ainda quente, verta por cima da base de torta. Deixe arrefecer.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


  • Quando as gelatinas estiverem prontas, corte-as aos pedaços e espalhe por cima do preparado anterior.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


  • Por fim, bata as natas com as 3 colheres de sopa de açúcar e 2 claras em castelo e envolva tudo muito bem. Distribua por cima das gelatinas.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


  • Enfeite com morangos partidos aos quartos, ou como bem entender...


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


  • ...e leve ao frigorifico até ficar fresco!


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sugestões: Pode fazer este doce com outras frutas, uma vez que nem sempre temos morangos... Experimente por exemplo com manga, utilizando gelatinas de manga e pêssego, ou com kiwis e gelatinas de tutti frutti. Mas a melhor versão deste doce é mesmo esta de morangos!!!

Bifes de peru recheados

Esta receita é óptima para quem está a fazer uma reeducação alimentar pois é pouco calórica e rica em nutrientes essenciais ao corpo. Façam e comprovem a delicia que é.

4 bifes de peru
4 fatias de fiambre de peru ou de frango
4 fatias de mozzarella fresca
Espinafres cozidos e salteados com azeite e alho
Cogumelos crus laminados

Esticar os bifes e bater com o martelo próprio. Rechear colocando o fiambre, o queijo, os espinafres e em seguida os cogumelos laminados.
Enrolar e atar com fio de cozinha. Dourar os rolinhos num pouco de azeite e colocar no tabuleiro do forno. Levar a assar por 15 minutos a 200º. Retirar e servir de seguida.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Eu servi estes rolinhos com salada de tomate e pimento assado e rodelas de laranja.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Bom apetite ;-)

Biscoitos de chocolate

Retirei esta receita daqui:


1 ovo
100 g de açúcar amarelo
200 g de farinha trigo sem fermento
10 colheres sopa de natas
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de sal
125 g de chocolate preto (usei pepitas de chocolate)

pré-aqueça o forno a 200º.
Forre um tabuleiro com papel vegetal.

Quebre a barra de chocolate e deixe em pedacinhos pequenos (eu coloquei na picadora, é muito mais fácil) e reserve.
Misture todos os ingredientes acima sovando com a mão e depois acrescente o chocolate picado e continue sovando. com as mãos.
A massa as vezes pode grudar na mão, mas não tem problema.
Faça bolas de massa e depois achate com um garfo, coloque no sobre o papel vegetal.
Leve ao forno a assar, estão prontos quando dourarem um pouco mas ainda um pouco moles.
Ao arrefecer eles endurecem mais.

Antes de ir ao forno...
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Depois de pronto...
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Arroz de pato

1 Pato cozido em água, sal, 1 cebola, 2 folhas de louro, 2 cravinhos, 1 cenoura (que deverá ser retirada antes do pato estar completamente cozido) . Quando estiver bem cozido retire e desfie-o completamente, tendo o cuidado de não deixar nenhum osso.

Numa panela deite a água de cozer o pato e deixa levantar fervura, acrescente o arroz e a cenoura em rodelas, deixe cozer.

Num tabuleiro grande coloque metade do arroz, depois o pato desfiado e de novo o restante do arroz. Por cima coloque rodelas de chouriço de boa qualidade e leve ao forno para tostar a superfície.

Sirva com uma boa salada.

Nota... o arroz é cozido somente na água onde cozeu o pato, não é necessário acrescentar mais gordura pois o caldo já contém a suficiente e como tem o gosto do pato, fica uma delícia.
Experimente e depois me contem o resultado.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Servi com uma salada de tomate e pimento assado...
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Batatas raladas no forno


Retirei esta receita daqui:

Este foi o almoço de hoje... espero que gostem pois nós adorámos ;-)

½ kg de batatas descascadas e raladas no ralo grosso
1 1/3 chávena de leite
1 dente de alho grande
1 cebola média bem picada
Sal e tempero a gosto

Numa panela misture as batatas, o leite, a cebola e o alho. Tempere a
gosto.Deixe levantar fervura mexendo sempre. Retire do fogo e espalhe a mistura
numa forma refractária bem untada.Polvilhe com o queijo e asse em forno quente
pré-aquecido por 25 minutos ou até que a batata esteja macia e o queijo dourado. Deixe descansar por 10 minutos antes de servir.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Servi com febras de porco panadas e assadas no forno...

Bater as febras com um martelo próprio e temperar com sal e pimenta. Passar as febras por ovo batido e pão ralado misturado meio/meio com queijo tb ralado. Levar ao forno a 200ºC até ficarem douradas, virando-as a meio do tempo.
Sirva com as batatas acima.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket