Salema assada no forno

Este peixinho é uma novidade para mim pois é a 1ª vez que o faço e provo. Vi-o na peixaria e é claro, tive de comprar. É bastante saboroso e da maneira que o fiz só lhe veio dar mais paladar ;-)

2 Salemas
1 Pimento verde e/ou vermelho em pedaços
1 cebola em rodelas
3 dentes de alho laminados
2 folhas de louro
1 cálice de aguardente
1 dl de água
Sal, pimenta
Polpa de tomate ou molho de tomate a gosto (tb pode optar por usar tomate fresco)
Batatas pequeninas para assar

Num refractário coloca-se o pimento, a cebola, o alho, o louro, a aguardente, a água, sal, pimenta e a polpa de tomate.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Colocam-se as batatinhas por cima e envolve-se tudo.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Vai ao forno cerca de meia hora.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Depois desse tempo no forno coloca-se o peixe por cima e vai a assar mais 30 minutos. Vai-se regando o peixe com o molho para não secar. Prova-se e rectificam-se os temperos… se estiver no ponto serve-se quentinho.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Comentários

  1. nós cá em casa gostamos bastante desse peixe e o teu ficou com um aspecto apetitoso.

    ResponderEliminar
  2. que delicia de peixinho amiga

    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Perfeito!!! Só faltou a saladinha... Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Pois aqui a Ana também não conhece a D. Salema, mas que tem escelente aspecto, lá isso...
    Mas também feita por ti só podia, né?
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:35

    Muito boas suas receitas, gostaria muito que as publicasse em nosso site tmb... bjs

    ResponderEliminar
  6. Estava uma delicia este peixinho... foi aprovadissimo.

    Anette... tb fiz salada mas neste caso não fotografei... foi uma gafe de minha parte confesso... é que as saladas nunca podem faltar nas refeições cá em casa.

    anna... olha quem fala fala eheh
    uma cozinheira maravilhosa como tu :-D

    Beijinhos a todas

    ResponderEliminar
  7. Salema é sempre salema. Além de ser um peixe barato (nunca mais que €2.5/€3) é muito saboroso.

    Seja quem o prato tempero sempre com sumo de limão... digo isto porque o sabor assim o exige.

    ResponderEliminar
  8. "...Seja quem o prato..."
    eu queria dizer "Seja qual for o prato"

    ResponderEliminar
  9. Nogueira... por acaso eu não conhecia este peixe... confesso que foi a 1ª vez que comi e fiz.

    Gostei bastante... essa dica do sumo de limão tb me agradou pois adoro tudo com limão.

    Um bem haja ;-)

    ResponderEliminar
  10. Curioso... eu asso peixe e batatas ao mesmo tempo porque gosto do peixe mais para o seco. Esta salema é de comer e chorar por mais.
    Muito bom!

    ResponderEliminar
  11. Eu nunca tinha comido salema e decidi comprar por curiosidade mas devo dizer que nao gostei mesmo nada. É um peixe horrivel tanto no cheiro como no sabor. Temperei-o com sal e muito limao e levei-o a asar mas foi mesmo tempo perdido, nao comi nada do peixe. Pelo preço/Kg da salema vale muito mais a pena comprar umas boas sardinhas, carapaus ou trutas K sao peixes muito saborosos.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo20:50

    Partilho da opinião do Bruno, não fiquei fan do dito bichinho ...e ainda por cima fiquei a saber depois de uma breve pesquisa (sou muito curiosa) fiquei a saber que durante o verão pode ser tóxica pois é um peixe que se alimenta de algas e nesta época do ano é mais provável que possa ingerir uma alga especifica, a "caulerpa prolífera"....pois aqui fica esta pequena curiosidade

    ResponderEliminar
  13. Anónimo23:01

    Provei hoje uma salema assada no forno, mas prefiro antes um bom pargo mulato. Não tenho intenção de voltar a comer este peixe. Pelo mesmo preço compro outros peixes mais gostosos. Aproveito para lhe dar os parabéns pelo seu blog.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo01:20

    Boa noite,

    Desde já elogio este delicioso blog, que reflecte muito saber e dedicação..

    Ao ver este post, e sobretudo a diversidade dos comentários não pude deixar de intervir, para informar que o sabor das salemas deriva muito da época do ano. É logo após à sua desova, entre Fevereiro e Junho, que este peixe se alimenta mais de algas, o que lhe confere por vezes um gosto a lodo muito caracterísico. O que pode, contudo, ser facilmente eliminado. É que o gosto está na pele negra que reveste o interior da barriga da salema, e também na pele! Eu, que, costumo pescá-las, opto por assim que as apanho, limpar-lhes de imediato o interior da barriga, raspar a pele preta, e deixá-las numa poça de água do mar durante alguns minutos, o que resoluciona e muito bem o problema do mau gosto. Se a salema for comprada na praça ou mercado, aí sim, deve ser efectuada uma simples operação. A saber: dá-se dois golpes junto à barbatana caudal do peixe, e com uma faca ráspa-se a pele no sentido cabeça-golpe, o que fará sair um líquido escuro pelo golpe que fizémos. Quando temperar o animal, se "raspar" o peixe com limão, garanto que nada sabe mal, muito pelo contrário, quando efectuado de forma correcta é um peixe que nada deve a douradas, sargos ou robalos!

    António

    ResponderEliminar
  15. E não é que vai ser o meu almoço? Acabei de chegar das compras e trouxe uma bem fresquinha. Vou assar no forno mas vou já temperar...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.
A sua opinião é muito importante!!
Volte sempre... um abraço :)

Mensagens populares