FACEBOOK

Gelado de doce de leite

Esta receita tirei do blog da colher de pau

1 lata de leite condensado
1 medida ( da lata de leite condensado) de leite
2 gemas
200ml de natas


  • Leve a cozer o leite condensado na panela de pressão. Coloque a lata inteira e fechada dentro da panela, cubra com água, feche, e assim que a panela começar a ferver e a deitar o vapor pela válvula, conte 20 minutos e desligue. Deixe a panela deitar para fora todo o vapor, e abra só de pois abra a panela. Retire a lata e deixe arrefecer um pouco.
  • Junte depois ao leite condensado cozido, o leite, as gemas e as natas e mexa bem. Leve ao lume até engrossar. Retire.
  • Se tiver a máquina de gelados, proceda de acordo com as instruções do fabricante. No meu caso é deixar ficar a mistura no frigorífico de um dia para o outro, ou algumas horas, e só depois colocar na máquina cuja cuba foi previamente refrigerada.
  • Se não tiver máquina, assim que a retirar a mistura do lume, coloque num recipiente e deixe arrefecer um pouco. Leve depois ao congelador e, de hora a hora, bata a mistura com um garfo, ou batedeira ou vara de arames. Repita a esta operação quantas vezes as necessárias até a mistura apresentar a textura e cremosidade característica do gelado. (Bater a mistura serve para quebrar os cristais de gelo que se vão formando, e é essencial para formar o gelado!)
  • Dá para guardar vários dias no congelador, como os gelados de compra.


Na gelateira...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

pronto a servir...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket